Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Após sucesso de filmes nacionais, “Ainda Estou Aqui” terá parte 2

Por Pedro Silvini
12/01/2026
Em Geral
0
filme ainda estou aqui

(Reprodução/Youtube)

O sucesso editorial e cinematográfico de Ainda Estou Aqui abriu caminho para um novo capítulo da história de Marcelo Rubens Paiva. O autor confirmou que o livro, que inspirou o filme homônimo dirigido por Walter Salles, ganhou uma continuação. A nova obra foi publicada pela Companhia das Letras em abril de 2025 e amplia o olhar autobiográfico para acontecimentos políticos e pessoais mais recentes, especialmente a partir de 2013.

Publicado originalmente em 2015, Ainda Estou Aqui narra os impactos da ditadura militar brasileira sobre a família Paiva. Filho do engenheiro e deputado Rubens Paiva — assassinado pelo regime — e de Eunice Paiva, Marcelo construiu um relato marcado pela memória, pela dor e pela resistência. A obra ganhou projeção internacional após a adaptação para o cinema, estrelada por Selton Mello, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

Marcelo Rubens Paiva

A continuação, intitulada O novo agora, desloca o foco para um passado mais recente. Segundo o autor, o livro aborda a perseguição sofrida por ele e sua família durante o avanço de movimentos conservadores e, posteriormente, ao longo do governo Jair Bolsonaro. “Vai ser sobre como a minha família sofreu durante o período do Bolsonaro, que era nosso inimigo pessoal e nós nem sabíamos disso. Ele cuspiu no busto do meu pai, disse mentiras sobre ele ter participação na luta armada”, afirmou Marcelo Rubens Paiva em entrevista à Folha de S.Paulo.

Paternidade, crise e isolamento

De acordo com a sinopse, O novo agora começa em 2014, quando Marcelo se torna pai pela primeira vez, já depois dos 50 anos. A narrativa alterna passado e presente para refletir sobre heranças familiares, política e educação dos filhos, resgatando ensinamentos deixados por Rubens e Eunice Paiva.

O livro também aborda o período a partir de 2020, quando o escritor enfrenta o isolamento social da pandemia, projetos cancelados e dificuldades financeiras, enquanto cuida de dois filhos pequenos e administra uma crise familiar. “Escritor, pai depois dos cinquenta anos, cadeirante e considerado inimigo pelo governo vigente”, assim o próprio autor se define na obra.

Reconhecimento internacional impulsiona sequência

A continuação chega após o êxito do filme Ainda Estou Aqui, escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil no Oscar 2025. A produção venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional e também foi laureada no Festival de Veneza, onde recebeu o troféu de Melhor Roteiro.

Em 2025, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama por sua atuação como Eunice Paiva. O longa ainda concorreu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas acabou superado por Emilia Pérez.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
corrida

Cidade do Nordeste vai receber um dos maiores eventos de corrida de rua do mundo

Confira!

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Após Mega da Virada, Mega-Sena pagará outro superprêmio em janeiro

12/01/2026
Neymar Jr.

Neymar surpreende todo mundo e vai vestir a camisa do Palmeiras em 2026

12/01/2026
Netflix

Netflix pede para que usuários se preparem para o que acontecerá em 06/03

12/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix