No último domingo (11), Wagner Moura venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama pelo seu papel em O Agente Secreto, desbancando nomes como Michael B. Jordan (Pecadores) e The Rock (The Smashing Machine). No caminho para o palco, o baiano ganhou até um beijinho na bochecha de Julia Roberts (!).
A eterna “Linda Mulher” estava concorrendo na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por Depois da Caçada, mas o prêmio foi para Jessie Buckley, por Hamnet.
No seu discurso, Wagner Moura comentou como O Agente Secreto, ambientado na ditadura militar, é um filme sobre “memória, a falta dela e um trauma geracional”. E ele ainda aproveitou para terminar o discurso em português, com um recadinho especial para os brasileiros assistindo: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Além do prêmio de Moura, O Agente Secreto também levou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-inglesa, a primeira vez que um longa brasileiro ficou com dois prêmios na mesma edição do prêmio.
Saiba mais sobre filme de Wagner Moura vencedor do Globo de Ouro
Na trama, Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas que se muda para Recife em 1977 enquanto tenta escapar dos olhos do governo. Porém, em pouco tempo na capital pernambucana, ele começa a desconfiar que está sendo espionado pelos vizinhos.
O longa é dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, responsável por filmes como Bacurau (2019), Aquarius (2016) e O Som ao Redor (2012). Ao lado de Wagner Moura, o elenco também conta com nomes como Alice Carvalho (Guerreiros do Sol), Gabriel Leone (Senna) e Thomás Aquino (Bacurau).




