Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aeroporto mais inusitado do mundo tem trens passando pela pista de pouso e recebe milhares de passageiros todos os dias

Por Pedro Silvini
14/01/2026
Em Geral
0
aeroporto Gisborne

(Reprodução/Aeroporto Gisborne)

Imagine pousar em um aeroporto onde, antes da decolagem, o piloto precisa aguardar a passagem de um trem pela pista. Essa é a realidade do Aeroporto de Gisborne, na Nova Zelândia, considerado o mais inusitado do mundo por abrigar uma linha férrea operacional que cruza diretamente sua pista principal, sem impedir o fluxo diário de passageiros e voos.

Localizado na extremidade leste da Ilha Norte da Nova Zelândia, o Aeroporto de Gisborne (GIS) possui uma pista de orientação 14/32 atravessada quase ao meio pela ferrovia Palmerston North–Gisborne, integrante da malha nacional do país. A área total do aeroporto é de cerca de 160 hectares, e tanto as operações aéreas quanto ferroviárias funcionam entre 6h30 e 20h30. Fora desse período, a pista permanece fechada.

A peculiaridade exige uma coordenação rigorosa entre os controladores de tráfego aéreo e os operadores ferroviários. Quando um trem se aproxima, aeronaves aguardam autorização para pouso ou decolagem. Da mesma forma, os trens podem ser interrompidos para garantir a movimentação segura dos aviões. Segundo o portal News18, o próprio aeroporto controla os sinais ferroviários, parando os trens sempre que necessário.

Trens turísticos e voos domésticos dividem espaço

Atualmente, a linha férrea é utilizada principalmente pela Gisborne City Vintage Railway, que opera trens turísticos, incluindo locomotivas a vapor, entre Muriwai e Gisborne. Essas composições cruzam a pista cerca de 15 vezes por ano, com maior frequência durante o verão, quando navios de cruzeiro atracam na região.

Apesar do cenário inusitado, o aeroporto mantém operações regulares. Localizado no bairro de Elgin, Gisborne recebe mais de 150 mil passageiros por ano e opera mais de 60 voos domésticos por semana. Além da pista principal, o complexo conta com outras três pistas auxiliares.

Único no mundo em operação

Gisborne é atualmente o único aeroporto do mundo onde trens ainda cruzam uma pista de pouso em operação. Um caso semelhante existiu no passado no Aeroporto de Wynyard, na Tasmânia, mas o tráfego ferroviário foi encerrado em 2005.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
celular

Pare de recusar chamadas aleatórias no celular: assim eles nunca vão parar de te ligar

Confira!

calendário feriado projeto

Após 01/01, governo confirma mais 2 feriados em janeiro de 2026

14/01/2026
INSS

INSS emite comunicado para todos os aposentados que ganham acima de 1 salário mínimo

14/01/2026
exército

Exército com 960 mil soldados junta-se à China e Rússia para possível guerra contra os EUA

14/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix