Na maioria das situações do dia, um minuto parece pouco tempo, não é mesmo? 60 segundos que mal percebemos passando. Mas esse tempo parece se multiplicar quando estamos fazendo a tão temida prancha abdominal. Esse exercício comum e relativamente simples é fundamental para fortalecer a região do abdômen, o assoalho pélvico e o diafragma. Mas quanto tempo você precisa passar nessa posição para conseguir os benefícios do exercício?
Primeiro: não existe uma resposta única. O tempo ideal para ficar na prancha vai depender de alguns fatores, como a sua idade e o seu nível de condicionamento físico. É melhor focar na técnica da sua prancha do que no tempo. Não adianta ficar muito tempo com a postura ruim, já que isso pode acabar prejudicando a sua coluna.
Já explicamos que é importante avaliar fatores individuais, mas tem um “guia geral” do tempo adequado para cada idade, segundo treinadores e fisioterapeutas consultados pelo Metro News.
O tempo adequado de prancha para a sua idade
Se você tem entre 20 e 39 anos, o ideal é manter a sua prancha por 45 a 60 segundos, mantendo o alinhamento corporal adequado e a sua respiração adequada. Ente os 45 e 59 anos, com a redução natural da massa muscular e o aumento da rigidez articular, você pode diminuir o tempo para 30 a 45 segundos. Por fim, pessoas mais de 60 anos que conseguem manter a postura correta da prancha por 15 a 30 segundos já vão conseguir aproveitar os benefícios do exercício.
Dependendo do seu condicionamento físico, você pode aumentar ou diminuir esse tempo, sempre lembrando de manter a postura adequada.




