Apesar do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Assistenciais) ser um portal fundamental para famílias de baixa renda que precisam se inscrever nos programas sociais, o governo federal anunciou que o sistema ficará fora do ar entre os dias 28 de fevereiro e 20 de março em todo o país. Durante esse período, os formulários serão digitais e físicos, para que os registros de novos usuários continuem.
A paralisação do sistema se deve para que uma nova versão seja instalada, visando a unificação de dados de outros órgãos federais e terá novos sistemas para identificar fraudes. De acordo com a projeção, a partir do dia 21 de março a atualização estará em vigor, com um sistema ainda mais preparado para atender a população.
O que vai acontecer com os usuários do CadÚnico nesse período?
Os beneficiários de pagamentos feitos pelo governo federal, como o Bolsa Família, não serão afetados. Isso porque, os depósitos referente ao mês serão todos pagos até o dia 28 de março, conforme o calendário oficial divulgado. No entanto, depois da atualização, os usuários terão uma novidade impactante, que é a redução de prazos de novos cadastros e eventuais atualizações.
Com o novo sistema, o CadÚnico vai utilizar a integração das bases de dados do governo federal e, processos que levariam até três meses para serem analisados, serão feitos em poucos dias. Além disso, o “Novo Cadastro Único”, como está sendo chamado, terá um sistema de segurança reforçado para monitorar possíveis fraudes, utilizando algoritmos de inteligência artificial para evitar erros.