2024 foi um ano difícil para os fãs de um bom cafezinho. Ao longo do ano, o preço do café subiu 50,3%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas talvez a situação possa melhorar.
Segundo uma pesquisa da Reuters, maior agência internacional de notícias, os contratos futuros do café arábica – variedade do grão mais popular no Brasil – devem cair cerca de 30% até o final do ano. A previsão mediana é que, no final de 2025, o grão esteja custando US$ 2,95 por libra-peso*.
*Uma libra-peso é equivalente a cerca de 0,45 kg.
Por que o preço do café pode cair este ano?
A pesquisa contou com 12 traders e analistas. Entre os principais motivos para esta queda de preço, os especialistas afirmaram que haverá uma queda na demanda devido aos altos preços. Além disso, primeiros sinais apontam para uma safra abundante em 2026.
Prejudicada pelos eventos climáticos extremos ao longo do ano, como o calor e a seca prolongada, a safra de 2025/26 está com uma previsão de 40,55 milhões de sacas do arábica. Em comparação, a anterior teve 43,3 milhões.
Mas a safra 2026/27 tem previsões mais positivas. “Se conseguirmos atravessar o período de geada/chuva sem danos, deve haver uma safra maciça de 26/27 no Brasil no horizonte”, afirmou um dos participantes da pesquisa da Reuters.
Outro país que está com previsões positivas para uma safra é o Vietnã, mais produtor do mundo do grão robusta. O país também passou por eventos climáticos extremos em 2024, mas, se o clima colaborar em 2025, a previsão é que a produção consiga se recuperar. Com o aumento da produção de café, os preços caem.