É claro que ninguém gostar de pensar nisso… mas fato é que os nossos animais de estimação provavelmente vão partir dessa pra melhor antes da gente. Em meio ao luto, também surge a preocupação do que fazer com o corpo do seu bichinho? Eles podem ser enterrados em cemitérios humanos?
Os moradores de San Salvador, capital de El Salvador, não vão precisar mais ter essa dúvida. A cidade se tornou a primeira do mundo a inaugurar um cemitério municipal para animais de estimação. De acordo com o jornal O Globo, o espaço foi aberto pela prefeitura para atender uma demanda “crescente” por serviços funerários voltados para animais de companhia. “Agora, os moradores da capital podem dar aos seus animais de estimação uma despedida digna”, afirmou o governo local em comunicado oficial.
Segundo o Environmental News, cemitérios desse tipo precisam de regulamentações específicas para garantir a proteção ambiental e o manejo adequado dos restos mortais. A prefeitura de San Salvador garante que as instalações do cemitério segue padrões internacionais e critérios ambientais.
El Salvador é o primeiro com um cemitério municipal para pets, mas outros países, como Colômbia e Chile, também já têm atendido a essa oferta com instalações privadas.
Animais de estimação podem ser enterrados em cemitérios humanos?
Questionado pelo Gazeta Centrol-Sul, o advogado Renan De Quintal, sócio do escritório Batistute Advogados, afirmou que ainda existe um “limbo jurídico” sobre a questão. Alguns municípios brasileiros já contam com legislação sobre o tema, permitindo que os pets sejam enterrados nas urnas de seus tutores em cemitérios humanos.




