Você chega do trabalho ou os estudos, liga o videogame e passa horas diante da tela? É claro que todo mundo tem direito a ter um hobby… mas quanto tempo é tempo demais ao ponto desse hobby virar um comportamento compulsivo? Segundo um novo estudo australiano, jogar videogame por mais de dez horas na semana pode ter um impacto considerável na sua saúde.
Os malefícios de jogar videogame mais de dez horas semanais
Liderada pela Universidade Curtin, da Austrália, a pesquisa descobriu que os jovens que passavam de dez horas por semana jogando tinham uma saúde bem pior do que os jogadores ocasionais e moderados, com uma piora na qualidade da alimentação e um aumento nos índices de obesidade.
“Cada hora adicional de jogos por semana foi associada a uma diminuição na qualidade da dieta, mesmo após considerar o estresse, a atividade física e outros fatores de estilo de vida”, afirma o Mario Siervo, da Escola de Saúde Populacional de Curtin, segundo o jornal O Globo.
O estudo entrevistou 317 estudantes, com idade média de 20 anos, de cinco universidades australianas. Eles foram divididos em três grupos de acordo com o tempo que eles mesmos declararam jogar por semana:
- ocasionais (0 a 5 horas);
- moderados (5 a 10 horas);
- assíduos (mais de 10 horas).
Os jogadores assíduos apresentaram um índice de massa corporal (IMC) mediano de 26,3 kg/m². Em comparação, os ocasionais e moderados tinham uma faixa saudável de 22,2 kg/m² e 22,8 kg/m².
“Intervenções educativas que promovam práticas de jogos saudáveis (limites de tempo, pausas, evitar jogos antes de dormir) e modificações ambientais (lanches mais saudáveis, pausas para movimento) podem mitigar os impactos na saúde”, concluem os autores no estudo, que foi publicado na revista Nutrition.




