Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Carros elétricos podem dar choque em caso de acidentes e chuva?

Por Alan da Silva
16/01/2026
Em Geral
0
Imagem ilustrativa: Freepik

Imagem ilustrativa: Freepik

Carregar um carro elétrico na chuva levanta dúvidas entre muitos brasileiros, visto que o crescimento dos veículos elétricos aquece o debate sobre segurança em condições climáticas adversas. 

Os sistemas de carregamento de carros elétricos no Brasil são desenhados com várias camadas de segurança. Quando conectado ao veículo, o carregador verifica automaticamente as condições externas. Se detectar umidade, a corrente elétrica não é liberada. Isso garante proteção contra choques elétricos e possibilita carregamento seguro mesmo na chuva.

Além disso, estes sistemas são criados para serem resistentes à água, seguindo normas de segurança rigorosas.

Já em caso de acidentes com colisão, o fluxo de corrente é automaticamente desligado justamente para evitar que bombeiros e socorristas corram o risco de tomar choque.

Normas e diretrizes 

Normas específicas vêm sendo implementadas no Brasil para garantir segurança não apenas na chuva, mas em diversas condições. A Diretriz Nacional de 2025 sobre Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE) estabelece parâmetros mínimos de segurança contra incêndio e controle de riscos em locais de carregamento.

Esta diretriz é uma referência importante para a construção civil e usuários, garantindo que os carregadores sejam usados sob condições adequadas e seguras.

Carregadores portáteis

Carregadores portáteis, embora práticos, exigem atenção especial. Eles devem ser usados conforme especificações para evitar sobrecargas. A recomendação é evitar o uso de adaptadores inadequados que possam comprometer a segurança elétrica.

O uso apropriado destes equipamentos assegura uma recarga eficiente, sem riscos desnecessários.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
rato

Lojas estão sendo fechadas após invasão de ratos em capital brasileira

Confira!

O presidente chinês Xi Jinping (Foto: Xinhua/Ding Lin)

Atraída pelo “ouro branco”, China quer dominar território ao Sul do Brasil

16/01/2026
Cavalo-de-Przewalski (Imagem de Vilve Roosioks por Pixabay)

National Geographic informa: cavalos selvagens estão de volta à natureza após serem declarados extintos

16/01/2026
Especialistas soam o alarme para uma nova onda de doenças no mundo inteiro

OMS liga alerta total: 3 pandemias podem surgir em 2026

16/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix