De acordo com a plataforma TimeAndDate, o primeiro eclipse lunar de 2025 deve ocorrer no dia 14 de março e poderá ser visto no Brasil. Ele deve começar à 00h57 e se estende até mais ou menos 7h da manhã (horário de Brasília). O fenômeno astronômico estará visível em todas as regiões brasileiras e também em outros países da América do Sul, além da América do Norte, Europa, Ásia, parte da Austrália e África, e também nos oceanos Pacífico e Atlântico e na Antártida.
Ele ocorre de forma simultânea em diversas partes do mundo, sendo responsável por deixar a lua com um tom avermelhado por 65 minutos e, por isso, recebe o apelido de “Lua de Sangue”. Isso acontece porque a luz do Sol, ao atravessar a atmosfera terrestre, se dispersa e reflete tons avermelhados na superfície lunar.
Para a alegria dos apaixonados por fenômenos astronômicos, saiba que a melhor visão será na América do Sul e na América do Norte, embora o ponto de maior cobertura ocorra sobre o Oceano Pacífico.
Mais detalhes do Eclipse Lunar de 2025
Diferente do eclipse solar, o lunar pode ser visto a olho nu e não é prejudicial para a saúde dos olhos. Mas, para ter uma visualização melhor, é recomendado encontrar um local com pouca luz artificial. De acordo com a projeção, o evento terá seis horas de duração, composta pela fase do eclipse penumbral, no qual a Lua perde o brilho ao entrar na sombra difusa da Terra, enquanto a segunda fase começará por volta das 2h09, que é quando a Lua começa a atravessar a sombra mais escura do planeta e ganha coloração avermelhada.
O fenômeno estará completo entre 3h26 e 4h31, momento em que a Lua estará totalmente encoberta pela sombra da Terra.




