A modernização dos sistemas previdenciários levará ao fechamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2026. Essa interrupção, que também afetará o site Meu INSS e a Central 135, começará na noite do dia 27 de janeiro e seguirá até 31 de janeiro. Conforme o INSS, a medida visa aprimorar a estabilidade e segurança dos serviços oferecidos aos cidadãos.
O fechamento temporário de todas as unidades e a suspensão dos serviços digitais afetarão diversos agendamentos, incluindo perícias médicas. Para minimizar os impactos, o INSS anunciou atendimentos presenciais extras nos finais de semana de janeiro, especificamente nos dias 17, 18, 24 e 25, garantindo aos beneficiários o reencaixe em dias úteis após a reabertura das agências.
Atendimento
Durante o período de suspensão, várias funcionalidades essenciais ficarão indisponíveis. Entre elas, consultas de benefícios, emissão de extratos e agendamentos. Beneficiários são encorajados a verificar suas pendências no Meu INSS antes da paralisação.
O INSS garantiu que o calendário de pagamentos de benefícios, como aposentadorias e pensões, não será afetado. No entanto, os segurados devem se antecipar e manter registros dos atendimentos no período para evitar contratempos. Além disso, todos os protocolos e comprovantes devem ser armazenados adequadamente.
Com a suspensão, prazos administrativos e o cumprimento de exigências regulamentares serão desafiadores. Para advogados e contadores, a antecipação de prazos e protocolos será crucial para mitigar os efeitos da pausa dos sistemas.




