O Pix é uma invenção relativamente recente, mas já se tornou quase indispensável no dia a dia de muita gente. Já é normal sairmos de casa sem dinheiro e sem cartão, contando apenas com o celular no bolso para pagarmos nossas coisinhas. Mas na tarde da última segunda-feira (19) muita gente foi pega de surpresa com instabilidades no serviço de pagamentos.
O site DownDetector, que monitora problemas em serviços online, já tinha recebido cerca de 6 mil reclamações às 14h40. Segundo a revista VEJA, o site informou que 56% das reclamações de usuários foram envolvendo transferências e 34% envolvendo pagamentos em geral com o Pix.
Nesse tipo de situação, lembre-se de verificar se o seu pagamento Pix realmente saiu da conta. Em instabilidades, o sistema pode ficar com um delay, mas se o valor saiu da sua conta, ele está sendo processado, então cuidado para não fazer o pagamento duas vezes. Também se lembre de reiniciar o aplicativo e checar se a internet está funcionando direito nesses casos.
Na dúvida, evite sair de casa apenas com o celular na mão se for comprar alguma coisa. Na dúvida, o cartão ou algum dinheiro físico podem te salvar de ter que deixar as suas compras para trás em casos como esse.
O que aconteceu com o Pix na última segunda-feira (19)?
De acordo com a VEJA, o Banco Central afirmou em uma nota que, entre as 14h31 e as 15h10, o serviço do DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) teve indisponibilidade por causa de problemas internos. O banco afirmou que as equipes técnicas atuaram para identificar e resolver a causa por trás dessa instabilidade.




