A Seres teve uma breve passagem pelo Brasil. A marca chinesa de veículos iniciou suas operações no país em julho de 2023. Apenas um ano depois, em julho de 2024, a empresa já tinha paralisado as operações. Há poucos dias, o site brasileiro da empresa saiu do ar, indicando que a Seres fez as malas e foi embora de vez.
Os perfis oficias da Seres Brasil estão sem atualizações há pelo menos dez meses. O telefone da sede da empresa, em Baueri (SP), nem existe mais. Uma matéria da Autoesporte apurou com a Secretaria da Fazenda que existem CNPJs de filiais da empresa Seres Brasil com situação cadastral “Baixada” – ou seja, encerrados. O motivo listado foi “Extinção por Encerramento Liquidação Voluntária”.
Em 2024, a Seres venceu apenas oito carros no Brasil: cinco Seres 3 e três Seres 5, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No mesmo ano, a empresa venceu 436,9 mil carros ao redor do mundo. De acordo com o Jornal do Carro, algumas unidades que sobraram nas concessionárias – já fechadas – foram a leilão.
Antes de sair de vez do Brasil, a Seres anunciou em julho do ano passado que pretendia fazer um plano de reestruturação da empresa no país.
Seres
Ainda bem jovem, a Seres, inicialmente chamada de SF Motors, foi fundada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, em 2016. A empresa conta investimentos de dois grandes grupos empresariais chineses: Dongfeng e Sokon (DFSK). A própria seres afirma em seu site oficial que “projeta veículos elétricos e os produz em modernas fábricas 4.0 garantindo máxima segurança, confiabilidade, conforto e performance unido design ao estilo único”.
“Atualmente, existem mais de 1.000 patentes técnicas nos Estados Unidos e na China em direito da SERES, companhia investida pelos grupos Dongfeng e Sokon (DFSK)”, completa o site.
A Seres se expandiu, construindo fábricas na China, nos Estados Unidos e no Japão.