Um dos maiores aeroportos do Brasil, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vai passar por um projeto de modernização e ampliação, previsto para ser concluído em 2028. De acordo com a Aena Brasil, operadora que administra a concessão de Congonhas, o “Novo Aeroporto de Congonhas” vai ser um marco para a infraestrutura aeroportuária da capital paulista.
Em publicação nas redes sociais, o diretor executivo da Aena Brasil no aeroporto, Kleber Meira, explica que a ideia do projeto de revitalização é melhorar a experiência dos passageiros em toda a jornada no terminal. Parte das melhorias já começaram a ser feitas, e outras ainda estão sendo implementadas.
Aeroporto de Congonhas vai ganhar várias reformas
De acordo com o Aeroin, um dos destaques do projeto é que o terminal dos passageiros vai praticamente triplicar de tamanho. Atualmente, o terminal tem seus 45 mil metros quadrados. Com a reforma, a ideia é ampliar essa área para 105 mil m². A ideia por trás ampliação é melhorar a vida dos passageiros principalmente em horários de pico, garantindo maior fluidez ao fluxo de pessoas pelo terminal.
A ideia de diminuir o “engarrafamento” de passageiros também aparece em outra proposta desse plano do “novo aeroporto”: a inclusão de 17 canais de inspeção por raio-x na área de segurança. Com esse novo sistema, segundo a Aena, 98% dos passageiros vão conseguir passar pelo controle de segurança em até cinco minutos. O projeto também prevê ampliar as pontes de embarque, com 19 posições fingers permitindo que cerca de 70% dos passageiros embarquem diretamente pelo terminal.
Além da ampliação de vários pontos do aeroporto, o projeto de reforma inclui várias melhorias no pátio das aeronaves e nas pistas, como “novas áreas de escape, saídas rápidas, realocação de hangares e otimização das áreas operacionais, elevando os padrões de segurança operacional do aeroporto”.




