Quando você vai passar mais dias fora de casa, você tem o hábito de tirar cada eletrodoméstico da tomada? Claro que não dá para fazer isso com a geladeira, mas e o micro-ondas? O secador de cabelo? Um aparelho que muitas pessoas esquecem na tomada e que pode aumentar (e muito) o risco de incêndios domésticos é a cafeteira.
Segundo o site Itatiaia, deixar o aparelho conectado à tomada durante muito tempo representa um perigo enorme de incêndios no seu lar. Talvez você esteja lendo isso e pensando: “ah, mas a minha cafeteira tem um sistema de desligamento automático”. De acordo com especialistas consultados pelo site português Edições Metamorfose, nem mesmo esses modelos mais modernos são considerados 100% seguros.
O perigo da cafeteira é que, mesmo que ela esteja desligado, algum defeito de fábrica, falha elétrica ou problema interno pode fazer com que ela continue gerando. Se você tiver deixado cair algum resíduo dentro do aparelho, isso pode aumentar mais ainda o risco de superaquecimento e, consequentemente, de incêndios domésticos.
Outros cuidados a ter com esse eletrodoméstico
Além de tirar o aparelho da tomada, lembre-se de limpar o seu interior regularmente, retirando resíduos que possam aumentar o risco de superaquecimento, e também de checar os cabos. Esses cuidados são ainda mais necessários para quem já tem uma cafeteira um pouco mais antiga. Como explica a Itatiaia, “componentes elétricos podem se deteriorar e causar faíscas, curtos-circuitos ou até incêndios se permanecerem conectados sem supervisão”.
No geral, a recomendação é que você tire todos os seus eletrodomésticos da tomada antes de sair de casa – com exceção da geladeira, por motivos óbvios.





