Aposentados e pensionistas de Cascavel têm um prazo crítico para realizar o recadastramento junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel (IPMC). Até 30 de janeiro, todos os beneficiários precisam atualizar seus dados nas agências da Caixa Econômica Federal, conforme exigência do governo federal.
A atualização é essencial para manter a transparência e o controle do sistema previdenciário. Aqueles que não fizerem o recadastramento podem ter seus benefícios suspensos.
O recadastramento, que começou em 1º de outubro, envolve 3,5 mil aposentados e pensionistas. Essa exigência é regida pela Lei Federal nº 10.887/2004 e visa assegurar que os cadastros estejam atualizados, evitando fraudes e abusos no sistema. A atualização garante que os pagamentos sejam feitos corretamente e que o sistema funcione de maneira justa e eficaz.
Processo de recadastramento
O processo de recadastramento é simples e requer comparecimento a uma agência da Caixa, munido de documentação específica. Aposentados e pensionistas devem apresentar certidões de nascimento ou casamento, CPF, RG e comprovante de residência atualizado.
Caso seja aplicável, também serão necessários termos de curatela ou tutela.
Documentos necessários:
Aposentados:
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG
- Comprovante de residência atualizado (até 90 dias)
Pensionistas:
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG
- Comprovante de residência atualizado ou declaração registrada em cartório
- Termo de guarda, tutela ou curatela (quando aplicável)
- Ato de emancipação (quando aplicável)
A Caixa Econômica Federal enviará os arquivos finais em fevereiro. Até lá, o IPMC tentará contato com quem ainda não atualizou seus dados.
O não cumprimento do recadastramento pode resultar na suspensão do benefício em 2026. Para aqueles impossibilitados de comparecer pessoalmente às agências, é possível solicitar uma visita domiciliar. Este pedido pode ser feito pelo e-mail do IPMC ou pelo telefone de contato.




