Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aposentados com o RG desatualizado não vão receber o pagamento de janeiro?

Por Alan da Silva
26/01/2026
Em Geral
0
aposentadoria

Imagem ilustrativa: Freepik

Em 2026, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil enfrentarão uma nova realidade. A substituição do antigo Registro Geral (RG) pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está mudando a concessão e manutenção dos benefícios sociais.

Essa mudança visa reforçar a segurança, padronizar dados e combater fraudes. Aqueles que ainda utilizam o RG antigo devem se adequar ou poderão enfrentar dificuldades.

Para os pagamentos de benefícios do INSS neste mês de janeiro, o RG continua a ser aceito e válido.

Nova era de documentos no INSS

A transição para a CIN representa mais que uma atualização de documento. É uma evolução no sistema de segurança dos dados dos beneficiários do INSS. 

Desde o início da implementação gradual da CIN, o RG antigo se tornou um obstáculo para a comprovação automatizada de identidade. Essa dificuldade reforça a necessidade de migração para a CIN.

Desde novembro de 2025, a comprovação biométrica tornou-se obrigatória para novos pedidos de benefícios. Inicialmente, a mudança afetará apenas novos beneficiários, mas a atualização será inevitável para todos os segurados.

Impacto na rotina dos beneficiários

Alerta Aposentados

Desconto inesperado? ⚠️

Quem ganha mínimo pode perder R$ 729
Entenda agora
X

Desconto inesperado? ⚠️

Entenda agora

A implementação da CIN busca integrar dados biométricos e usar o CPF como número único de identificação. Essa ação é um esforço para reduzir fraudes e corrigir falhas cadastrais nos sistemas públicos.

Para os beneficiários atuais, a mudança será progressiva, sem bloqueios automáticos. Quem precisa atualizar seus dados biométricos será notificado com antecedência.

Grupos isentos da biometria

Certos grupos estão temporariamente dispensados de registrar biometria no INSS. Pessoas com mais de 80 anos, com dificuldades de locomoção, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes, refugiados, apátridas e residentes no exterior estão isentos.

Até abril de 2026, a biometria também será dispensada para quem solicitar salário-maternidade, benefícios por incapacidade temporária e pensão por morte.

Até 2028, a CIN será o único documento aceito para todos os requerimentos no INSS. Essa unificação visa garantir que os recursos públicos cheguem a quem tem direito, eliminando barreiras documentais. A mudança simplifica a verificação de identidade e assegura a continuidade dos pagamentos do INSS.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
salário dinheiro real

Aposentados que recebem 1 salário mínimo podem ter desconto de R$ 729,45 no salário de janeiro

Confira!

china bandeira

A medida inusitada da China para tentar aumentar taxa de fertilidade

26/01/2026
casa chave imovel

A partir de 2026, quem alugar imóvel precisará pagar um super imposto ao Governo

26/01/2026
chuva

16 estados vão ser atacados por fortes tempestades hoje (26/01)

26/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix