Esta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na sua primeira viagem internacional de 2026. A partir desta terça-feira (27), o político viaja para o Panamá, na América Central, para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. Será a primeira ida de Lula ao país no seu atual mandato. A última vez em que ele esteve no Panamá foi em 2007, durante o seu segundo mandato.
De acordo com o R7, o Fórum é voltado para debater “desafios regionais e avanços em acordos de investimentos, sob condução do Banco de Desenvolvimento da América Latina”. Outros nomes que devem comparecer ao evento são os presidentes da Bolívia, Equador e Chile – Rodrigo Paz, Daniel Naboa e José Antonio Kast, respectivamente – e os primeiros-ministros de Barbados e da Jamaica, Mia Mottley e Andrew Holness.
Neste momento específico, o evento reforça um movimento que o Panamá já vinha fazendo: a aproximação com o Mercosul, bloco econômico com países da América do Sul, incluindo o Brasil. Durante a visita oficial ao Panamá, Lula também deve se reunir com o presidente do país, José Raúl Mulino, além de fazer uma visita ao Canal do Panamá, um ponto fundamental para a geopolítica e o comércio mundiais.
Panamá
A visita de Lula ao país não é para fins turísticos, mas o Panamá continua sendo um dos destinos mais paradisíacos da América Central. Assim como outros países da região, o Panamá conta com várias praias de águas cristalinas, além de reservas naturais exuberantes, como o Parque Nacional Soberanía, e uma cultura e culinária vibrantes.





