Durante a época do Carnaval, é muito comum as pessoas passarem o dia debaixo do sol, inclusive no período da tarde, quando ele está mais intenso, correndo de bloquinho em bloquinho e suando. E é muito comum acabar se esquecendo de tomar a água necessária para repor o que você perdeu, então fique de olho em alguns sinais de que você pode estar desidratado.
E vamos relembrar: em casos mais graves, a desidratação pode até levar à morte.
A desidratação pode ser classificada em leve, moderada e grave, e os sintomas variam dependendo da gravidade do caso. Confira os sintomas, segundo o Portal Drauzio Varella:
Leve e moderada
- Sede exagerada;
- Boca e pele secas;
- Olhos fundos;
- Ausência ou pequena produção de lágrimas;
- Diminuição da sudorese;
- Dor de cabeça;
- Sonolência;
- Tonturas;
- Fraqueza,
- Cansaço;
- Aumento da frequência cardíaca.
Grave
- Queda de pressão arterial;
- Perda de consciência;
- Convulsões;
- Coma;
- Falência de órgãos.
Como é o tratamento da desidratação?
Em casos leves e moderados, beber muita água filtrada ou fervida em goles pequenos e intervalor curtos já costuma ser o bastante para o organismo se reidratar. Outra recomendação é manter a pessoa em um ambiente com temperatura amena para evitar que ela transpire (perdendo mais água no processo).
Em casos graves, água já não é o bastante para reidratar o corpo, sendo necessário usar soro oral. Distribuído gratuitamente em postos de saúde, ele é diluído com água em casa e tem validade de 24 horas. Se não puder ir no posto, você pode utilizar a receita de soro caseiro:
- 1 litro de água filtrada ou fervida;
- Uma colher rasa de chá de sal;
- Duas colheres rasas de sopa de açúcar.