Você fica feliz porque o seu novo produto de skincare chegou. Começa a usar e eis que, alguns dias depois, a sua cara começa a pipocar de espinhas. Pode ser que você esteja passando por um processo conhecido como “purging”, que poderia ser traduzido para algo como “expurgo”. Entenda melhor esse processo e porque ele é diferente do “breakout”, um surte de espinhas e cravos.
O que é o purging
De acordo com o site Minha Vida, esse processo acontece quando algum produto incentiva a expulsão de camadas internas da pele. É um efeito comum quando você começa a usar algum produto de renovação celular, como ácidos, vitamina C e retinol. Consultada pelo site, a dermatologista Nicolly Machado explica que o purging acelera a renovação das células “expurgando” tudo o que já iria inflamar.
Infelizmente, esse processo também pode acabar gerando algumas espinhas pela sua pele, já que as impurezas estão sendo eliminadas. Segundo a especialista, o processo pode durar até três meses. O purging vai passando naturalmente, mas a dica da profissional para diminuir os efeitos é inserir o novo produto da sua rotina de skincare de forma mais lenta, usando em dias alternados, para que a sua pele se acostume com ele.
Purging x Breakout
O purging é um resultado do processo de limpeza da sua pele. Já o breakout é uma reação da pele aos novos produtos, que faz com que os poros fiquem entupidos e resulta no surgimento de mais cravos e espinhas. Uma forma fácil de identificar por qual dos processos a sua pele está passando é que, no purging, as novas espinhas vão surgir em locais em que elas já costumavam aparecer no seu rosto. Já no breakout, as espinhas vão surgir em locais novos e podem evoluir para grandes cistos.
“O purging está colocando a inflamação para fora e, assim, vai curar a inflamação rapidamente, enquanto no breakout, a irritação que está ocasionando a acne vai se estender até parar de usar o produto que está causando a reação”, explica a dermatologista Nicolly Machado ao Minha Vida.




