Um verdadeiro “ouro vermelho”, a beterraba é um alimento cheio de benefícios, podendo ser usada em saladas, vitaminas e sucos. Um exemplo de como ela pode te ajudar é a melhorar a sua concentração, intensificando o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Esse tubérculo é rico em nitratos orgânicos, que, quando chegam ao seu organismo, são transformados eficientemente em óxido nítrico. Como explica o El Tiempo, o óxido nítrico ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a região, algo altamente benefícios para a sua função cerebral. Inclusive, de acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine (NIH), o alimento tem um efeito neuroprotetor, ajudando a melhorar a memória, principalmente nos mais velhos.
E, como você já deve imaginar, esse está longe de ser o único benefício da beterraba.

Os nitratos naturais do alimento ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e contribuem para reduzir a pressão arterial (lembrando que a pressão alta é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares). Além disso, o alimento também melhora o desempenho físico. Um estudo de 2009 aponta que o suco do tubérculo ajuda esportistas a correrem mais rápido e aumenta a resistência.
Essas pessoas devem ter cuidado na hora de consumir beterraba
Já dissemos que a beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial, então se você já tem pressão baixa, é melhor consumir o alimento com cuidado. Outra contraindicação do alimento é que ela conta com oxalatos, que aumentam o risco de formação de cálculos renais. Ou seja: se você já tem histórico de pedras nos rins, lembre-se de consumir o alimento com reservas.




