Muito além de ser o fim da vida reprodutiva, já que o corpo feminino para de produzir os óvulos, a menopausa também traz várias mudanças para a vida da mulher, com alterações no humor, no corpo, os metidos fogachos e muitas outras. Saiba mais sobre as etapas da menopausa e quando começam essas mudanças no corpo.
Antes da menopausa vem a perimenopausa ou o climatério
De acordo com o site Gineco, a perimenopausa – também chamada de climatério – é o período de transição antes da menopausa. Normalmente, ela começa entre os 44 e 48 anos de idade e dura em média cinco anos. Esse período é marcado pelo começo da diminuição dos níveis de estrogênio no seu corpo, o “hormônio feminino”. Alguns sintomas dessa fase são:
- irregularidade menstrual;
- ondas de calor que podem durar de segundos a minutos;
- irritabilidade e alterações de humor;
- ressecamento vaginal;
- dor durante a relação sexual;
- redução da libido;
- alterações no sono, como insônia e dificuldade para manter o sono.
Quando começa a menopausa?
A menopausa é a partir do último sangramento menstrual – mas você só vai saber com certeza que foi o último se tiver passado 12 meses sem menstruar, já que o climatério é caracterizado pela irregularidade menstrual. Para 90% das mulheres, isso acontece entre os 45 e 55 anos de idade.
Com a queda na produção de estrogênio, as mulheres param de produzir óvulos. Os sintomas que mencionamos acima podem se intensificar com a chegada de vez da menopausa. Nessa fase, é recomendado buscar um médico para descobrir opções de tratamento adequadas para o seu caso. Algumas medidas podem ajudar a amenizar os sintomas, como a prática de atividades físicas regulares, manter uma rotina de sono regular, adotar uma alimentação mais equilibrada e diminuir o consumo de álcool.




