Depois de pelo menos dois casos do vírus Nipah serem confirmados no estado da Bengala Ocidental, na Índia, aeroportos asiáticos estão retomando protocolos semelhantes aos que foram adotados durante a pandemia de Covid-19. Segundo a CNN Brasil, aeroportos na Tailândia, Singapura, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Vietnã e Paquistão adotaram esse tipo de medida.
O Nipah foi descoberto em 1999 e já foi identificado outras vezes na Ásia, causando preocupação por sua alta taxa de letalidade, de 40% a 75%. Pelo menos por enquanto, os casos identificados na Índia são resultaram em óbitos.
De acordo com a emissora News 18, os pacientes diagnosticados com a doença na Índia são profissionais da saúde. Os dois pacientes apresentaram sintomas iniciais no fim de dezembro e estão em isolamento desde o início de janeiro. A descoberta fez mais de cem pessoas serem colocadas em quarentena para evitar a disseminação do vírus.
O Ministério da Saúde da Índia informou que autoridades rastrearam 196 contatos ligados aos pacientes, mas todos testaram negativo para o vírus Nipah e nem apresentaram sintomas.
Vírus Nipah
O vírus circula principalmente entre morcegos do gênero Pteropus, que se alimentam de frutas, passando para humanos por meio de alimentos contaminados. Entre pessoas, ele é transmitido por meio de secreções. Consultado pelo Globo, o infectologista Benedito Fonseca, professor de infectologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USO e consultor da Sociedade Paulista de Infectologia, explicou a transmissão entre pessoas porque é necessário um “contato muito íntimo” com secreções de pessoas infectadas.
O infectologista também opinou que o risco do vírus Nipah ser a próxima pandemia é “bem baixo por conta do mecanismo de transmissão que a gente conhece hoje”.




