Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aposentados vão perder dinheiro com a paralisação do INSS? Especialista explica

Por Pedro Silvini
30/01/2026
Em Geral
0
Benefício do INSS

(Reprodução/Aloísio Maurício/Fotoarena)

A paralisação temporária dos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prevista para esta semana, não vai gerar perda de dinheiro nem atrasos no pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas. A garantia é do coordenador de Benefícios do INSS no Rio de Janeiro, Flávio Souza, que afirma que todos os direitos dos segurados estarão preservados durante o período de instabilidade.

“Não vai ter qualquer prejuízo financeiro para o segurado. A data do atendimento e os direitos dele estarão resguardados como se tivesse sido atendido normalmente”, assegurou o especialista.

Os sistemas do INSS ficarão indisponíveis até esta sexta-feira (30) por causa de uma atualização tecnológica conduzida pela Dataprev, empresa estatal responsável pela operação dos sistemas da Previdência Social. Durante esse período, ficam suspensos atendimentos presenciais que dependem das plataformas internas, como análises de aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, os serviços digitais do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central Telefônica 135 estão fora do ar desde as 19h do dia 27, com previsão de retorno apenas em 1º de fevereiro.

Segundo o INSS, a interrupção é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos mais de 90 milhões de segurados em todo o país.

Mutirões e reencaixe de atendimentos

Para reduzir os impactos da paralisação, o INSS adotou medidas preventivas. Entre os dias 28 e 30 de janeiro, atendimentos que seriam realizados nesse período foram antecipados por meio de mutirões. Apenas no último fim de semana, mais de 21 mil atendimentos — incluindo perícias médicas e avaliações sociais — foram realizados em todo o Brasil.

Os segurados que não conseguiram comparecer às antecipações terão o reagendamento garantido nos próximos dias, sem prejuízo de prazos ou direitos.

O INSS reforça que a paralisação não interfere no calendário de pagamentos, que segue normalmente. Benefícios já concedidos continuarão sendo depositados nas datas previstas, e pedidos em análise não sofrerão perdas financeiras por conta da indisponibilidade temporária dos sistemas.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
espaço futuro Lua Nasa

Cientistas encontram planeta que pode ser habitado por humanos no Sistema Solar

Confira!

Reprodução/YouTube

Márcia Sensitiva crava os signos que vão enriquecer em fevereiro

30/01/2026
idosa comendo

Se você tem mais de 50 anos, você devia incluir essas fontes de proteína na sua alimentação

30/01/2026
Imagem ilustrativa: freepik

Nova lei permite enterrar animais em cemitérios de humanos

30/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix