Na noite desta sexta-feira (30), uma área de baixa pressão vai dar origem a um ciclone extratropical próximo à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. O centro do sistema vai se deslocar em direção ao alto-mar, mas isso não quer dizer que o fenômeno não vá ter efeitos em terra. Ele vai ter efeitos no Sul e no Sudeste do país.
De acordo com a CNN, a passagem do ciclone vai causar a formação de áreas de instabilidade, aumentando as condições para chuva sobre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre a madrugada e a manhã de hoje (30), o dia já começou chuvoso no litoral norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no litoral sul de São Paulo.
No começo da tarde, o ciclone extratropical já começou a se deslocar, ampliando sua área de influência para o litoral de Rio de Janeiro, favorecendo temporais que podem ser fortes pontualmente. Uma segunda área de baixa pressão ganha força no Paraguai e se amplia para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, aumentando a chance de temporais nesses estados.
O risco de temporais é intensificado pela combinação de calor intenso com a baixa pressão atmosférica.
Mais um ciclone pode se formar semana que vem
Segundo a CNN, especialistas apontam que um segundo ciclone pode se formar na próxima quarta-feira (4), o que pode manter o tempo instável principalmente para as regiões Sul e Sudeste na próxima semana.




