Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova ferrovia ligará a Bahia ao Peru e terá ajuda financeira da China

Por Pedro Silvini
07/02/2026
Em Geral
0
trem

(Reprodução/Serra Verde Express)

Brasil e China negociam a construção de uma ferrovia de escala continental que promete redesenhar a logística sul-americana. O projeto prevê a ligação do porto de Ilhéus, no sul da Bahia, ao porto de Chancay, no Peru, criando um corredor ferroviário do Atlântico ao Pacífico com apoio financeiro chinês e foco na exportação de commodities brasileiras para o mercado asiático.

Apesar da assinatura de um acordo de cooperação entre Brasil e China, não houve avanços concretos desde julho do ano passado. Por se tratar de um megaprojeto de infraestrutura, a iniciativa depende de estudos técnicos complexos, definição de traçado, análise ambiental e longas negociações diplomáticas e financeiras — um processo que pode levar anos.

O Ministério dos Transportes informou que os estudos iniciais avaliam a possibilidade de aproveitar trechos de ferrovias já existentes no território brasileiro, mas ainda não divulgou quais segmentos poderão ser integrados ao novo corredor.

Até o momento, não há estimativas oficiais de custo nem cronograma para início das obras.

Brasil e China
(Reprodução/IStock)

Um corredor do Atlântico ao Pacífico

O traçado preliminar prevê que a ferrovia atravesse Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de cruzar a fronteira com o Peru e chegar ao porto de Chancay. Inaugurado em 2024 com financiamento chinês, o porto integra a iniciativa Cinturão e Rota, estratégia global de infraestrutura liderada por Pequim — da qual o Brasil não faz parte formalmente.

Segundo projeções do governo peruano, a nova rota pode reduzir o tempo médio de transporte de cargas brasileiras para a Ásia de cerca de 40 para 28 dias. A expectativa é também de queda significativa nos custos logísticos, com maior uso dos modais ferroviário e marítimo em substituição ao transporte rodoviário e aos portos do Sudeste do Brasil.

Interesses econômicos e geopolíticos

Especialistas apontam que o projeto vai além da eficiência logística. De acordo com análises da consultoria Horizon Advisory, a ferrovia bioceânica integra uma estratégia mais ampla da China para ampliar sua influência na América do Sul, diversificar rotas comerciais e reduzir a dependência de gargalos tradicionais, como o Canal do Panamá.

O investimento total do corredor logístico — que inclui o porto de Chancay e a ferrovia — é estimado em cerca de US$ 3,5 bilhões. A iniciativa surge em um momento crítico para o comércio global, marcado por congestionamentos e restrições operacionais no canal panamenho, agravadas por secas recorrentes.

Considerado um dos mais modernos da costa do Pacífico sul-americano, o porto de Chancay foi projetado para receber navios de grande porte e operar com alto nível de automação. Ele funciona como o principal hub da estratégia chinesa na região e será o ponto de escoamento final das cargas transportadas pela ferrovia.

A conexão direta entre áreas produtoras do interior do Brasil e o Pacífico representa uma alternativa logística inédita, capaz de alterar fluxos comerciais historicamente concentrados no Atlântico.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imagem de Schluesseldienst por Pixabay

Governo passará a utilizar imóveis que estão desocupados para fins sociais

Confira!

sonho dormir

Técnica militar da Segunda Guerra Mundial promete fazer qualquer pessoa dormir em 2 minutos

07/02/2026
Foto ilustrativa: gpointstudio/Freepik

Governo passa a bloquear cartões de crédito de quem possui dívidas altas neste país

07/02/2026
banco

Banco Central anuncia o fim do dinheiro em cédulas até 2030 e estabelecimentos só poderão aceitar cartão ou moeda digital neste país

07/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix