O sistema do Cadastro Único está passando por uma manutenção e, de acordo com as informações divulgadas pelo governo federal, o CadÚnico estará ainda mais preparado para atender a população. Responsável por cadastrar os brasileiros nos diversos programas sociais, a atualização tem como objetivo modernizar o serviço, unificando todos os dados dos órgãos governamentais.
O CadÚnico estará disponível novamente no dia 17 de março e novo portal vai oferecer um sistema mais rápido de cadastramento, visando também fechar o cerco a fraudes, assim informou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É através do Cadastro Único que as famílias possuem acesso a benefícios como Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), tendo mais de 40 milhões de famílias inscritas — cerca de 94 milhões de pessoas.
Como vai funcionar o novo Cadastro Único?
Durante o período de manutenção, as famílias não devem ser afetadas e os benefícios continuam sendo pagos. Se alguém tiver interesse em se cadastrar, poderá fazer isso por meio de formulários onlines ou físicos. Entre as mudanças no sistema estão a unificação de dados nacionais, como biométricas (foto e digital), de CPFs, da renda, vínculos de emprego, benefícios previdenciários e assistenciais, entre outros.
“O novo sistema vai facilitar a vida de quem faz o cadastramento, mas principalmente a vida de quem vai se cadastrar, porque tornará o cadastramento e a atualização de dados sempre mais rápidos e mais ágeis”, informou o ministério MDS.
Dessa forma, a partir do dia 17 de março o preenchimento das informações serão automatizados, permitindo que os dados sejam informados automaticamente. O objetivo é evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil.