O verão está aí e várias cidades brasileiras estão aproveitando (ou sofrendo, depende do ponto de vista) com o calor. E muita gente começa a notar algo estranho: uma mudança na cor do xixi. O que explica essa mudança e, o mais importante, ela é sinal de que você deve se preocupar? Continue lendo que a gente te explica.
O site argentino LN+ explica que, durante períodos de calor intenso, o corpo se vê obrigado a ativar vários mecanismos para conseguir regular a temperatura interna. Mas nem sempre esses mecanismos vão ser suficientes. Nesses casos, o seu corpo vai começar a apresentar alguns sinais de alerta, incluindo a cor da sua urina.
O que a mudança na cor do xixi diz sobre o seu organismo?
O especialista em medicina esportiva e cardiologista Norberto Debbag explicou ao LN+ que, quando a urina fica mais escura, é um sinal direto de desidratação, um problema bem comum no verão, já que transpiramos mais (um dos mecanismos do corpo para regular a temperatura) e perdemos mais água.
E a desidratação não é a perda apenas de água, mas também de eletrólitos como sódio e potássio. O cardiologista explica que esse desequilíbrio pode afetar a função cardíaca, aumentando o risco de arritmias. Esse perigo é ainda maior para pessoas que ficam muitas horas ao ar livre (muitas vezes debaixo do sol quente) ou que praticam atividades físicas intensas.
Notou a sua urina mais escura? O médico indica beber um copo de água a cada meia hora. De modo geral, você deve consumir cerca de dois litros de água por dia, mas esse valor pode aumentar dependendo do calor e das atividades que você faz. Outra recomendação é evitar bebidas com muito açúcar, já que ele vai “reter água”, agravando a desidratação.




