A missão Ártemis II, a primeira missão da NASA para a Lua em mais de 50 anos, foi adiada pela terceira vez recentemente. A cápsula Orion iria sair do planeta com seus quatro tripulantes neste domingo (8), mas o lançamento foi adiado para “não antes de março de 2026”. Neste mês, as janelas possíveis seriam os dias 6, 7, 8, 9 e 11. Se passar disso, a missão só poderia ser lançada em abril.
Lembrando que a decolagem de uma espaçonave também depende de fatores externos, como as condições climáticas.
De acordo com a Superinteressante, a missão foi adiada por causa de uma falha no teste que simula as etapas do lançamento. Tudo estava bem até a fase do abastecimento de combustível (2,65 milhões de litros de hidrogênio líquido super-resfriados e oxigênio), que é uma das etapas finais. Pouco menos de cinco minutos antes do lançamento simulado, foi identificado um vazamento de hidrogênio líquido, uma falha que já tinha acontecido durante a missão Ártemis I.
Outros fatores que pesaram na decisão de adiar o lançamento foram o frio e os ventos fortes na Flórida, problemas na estrutura de comunicação e astro no fechamento da cápsula.
Foi o terceiro adiamento da missão da NASA
Como já mencionamos no primeiro parágrafo, essa não é a primeira vez que a missão sofre com adiamentos. Segundo a Super, inicialmente a missão seria em novembro de 2024. Por questões de segurança e problemas no escudo térmico da nave, ela foi adiada para setembro do ano passado. Depois, ela foi prorrogada para abril deste ano, adiantada para fevereiro e agora adiada novamente.




