Carnaval está chegando e muita gente já está começando a se preparar para a verdadeira maratona que são os dias de folia. Afinal, ficar pulando, andando atrás de bloquinho e enchendo a cara debaixo do sol por vários dias seguidos vai gastar uma certa energia, não é mesmo? E para abastecer o corpo, o que é melhor para comer nos próximos dias?
O que comer (e o que não comer) antes de pular Carnaval
Um erro que muitas pessoas cometem na hora de buscar energia é apostar em alimentos ricos em açúcar refinado ou farinha branca, como pão, que causam um pico de glicose no organismo. Só que esses alimentos são digeridos muito rapidamente, então esse pico vai ser sucedido por uma queda brusca e aquela sensação de cansaço que não combina nada com bloco.
Consultado pelo Metrópoles, o nutricionista Matheus Maestralle explica que o café da manhã no dia de folia precisa cumprir dois requisitos: fornecer energia contínua e ser fácil de digerir. “Os alimentos que não podem faltar são aqueles ricos em carboidratos de boa qualidade, combinados com fontes leves de proteína e fibras”, explica. Carboidratos leves como pães, tapioca, aveia ou cuscuz são uma boa forma de obter muita energia.
“Já os ovos, iogurte natural (ou proteico) ou queijos mais leves contribuem com proteína, ajudando a prolongar a saciedade sem causar desconforto gastrointestinal”, continua o especialista. Frutas como mamão e banana, ajudam a hidratar, repor o glicogênio e fornecem vitaminas e minerais.
Por fim, você não pode se esquecer de se hidratar. Água, sucos naturais e água de coco vão ajudar o seu corpo a se preparar para a perda de líquidos que acontece ao longo da folia (seja através do suor ou do consumo de bebidas alcoólicas, que são diuréticas. O nutricionista também recomenda evitar refeições muito gordurosas, que atrasam a digestão e podem causar aquele desconforto na barriga no meio do bloco.




