Uma das principais preocupações dos brasileiros são com as contas de consumo, entre elas, a de energia, que costuma ter valores elevados, principalmente em época de secas, que resultam em tarifas que deixam as contas ainda mais caras. Não é incomum conhecer pessoas que atrasam, devido a falta de dinheiro, precisando equilibrar a situação para saber não ficar sem luz. No entanto, acumular contas pode gerar prejuízos e não existe uma regra específica de quantas vezes pode deixar de pagá-las.
Isso porque, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), não existe um número mínimo de contas atrasadas para que a distribuidora de energia corte o fornecimento. Existem empresas que solicitam o corte de luz com apenas um débito, enquanto outras possuem uma trégua maior.
Como funciona o corte de luz por não pagar a conta?
Antes de enviar uma equipe para cortar a luz na residência, a distribuidora deve notificar o consumidor por escrito com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data prevista para o corte. Esse comunicado pode ser enviado de várias maneiras, como por carta, e-mail ou mensagem de texto, desde que haja comprovação do recebimento.
O corte pode ocorrer no máximo de 90 dias, após o vencimento da primeira fatura não paga e os horários variam entre 8h às 18h, exceto às sextas-feiras e vésperas de feriado. Apesar disso, não é recomendado ficar sem pagar as contas e, caso o corte seja realizado indevidamente, o consumidor tem direito a receber indenização da distribuidora.
Dicas para economizar energia
Para evitar que a conta de luz venha com valores altos e impossíveis de serem pagos, é importante pensar em formas de economizar energia, como substituir lâmpadas por LED, aproveitar ao máximo a luz do dia e comprar eletrodomésticos com selo Procel, que indica a eficiência energética do aparelho.
Em época de frio, não demore no banho, pois o chuveiro é um dos aparelhos que mais gastam energia, assim como no calor, o ar-condicionado pode ser um vilão na conta de luz, se não for utilizado da maneira correta.