Quando as contas apertam, uma boa opção para muitas pessoas é penhorar algum item de valor, como joias ou relógios. A Caixa Econômica Federal conta com esse tipo de serviço, o penhor da Caixa, que oferece o empréstimo com uma taxa de juros baixíssima, de 2,19% a 3,75% por mês. Entenda melhor como funciona esse serviço e como você pode contratá-lo.
Antes de tudo, vamos relembrar o que exatamente é um penhor. Nesse tipo de empréstimo, você entra um objeto de valor a um credor, que te passa quanto esse item vale. Obviamente, você precisa devolver esse dinheiro com juros e, se o empréstimo não for quitado, o item pode ser vendido pelo credor.
Como contratar o penhor da Caixa
Vá até uma agência da Caixa que oferece esse serviço, levando o item que quer penhorar, além de documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Mas atenção, porque não são todas as agências da Caixa que incluem esse serviço. Você encontrar o endereço de todas essas agências no site da instituição.
Um funcionário vai avaliar o item que você quer penhorar e dizer quanto ele vale. Aí é só escolher o prazo do contrato (que pode ser renovado quantas vezes você quiser). “Os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para os clientes com relacionamento na Caixa”, explica o site da instituição. Aí você já sabe: conseguindo pagar o empréstimo no tempo acertado, você pega o seu item de volta. A partir dos 30 dias de atraso, o item pode ir à leilão.
Para contratar o penhor da Caixa, você nem precisa ser cliente do banco. O único critério é ter a partir de 18 anos.




