Um bom tempero é essencial não apenas para dar aquele sabor à comida, mas os temperos naturais também contam com vários benefícios para a sua saúde. Um exemplo é o cominho, típico de culinárias de várias partes do mundo, que pode te ajudar a controlar o colesterol, entre outros benefícios.
Lembrando que o colesterol alto, principalmente o LDL (o “colesterol ruim”), é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral), que estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo.
De acordo com o site argentino La Nacion, várias pesquisas apontam como o cominho pode ser um ótimo aliado no controle do colesterol. Por exemplo, um estudo publicado na Complementary Therapies in Clinical Practice descobriu que o consumo do tempero em pó dissolvido em iogurte ajudou não apenas a reduzir o colesterol ruim, mas a aumentar o colesterol bom (HDL). E esse está longe de ser o único benefício do tempero.
O cominho também pode ajudar a melhorar a função digestiva, evitando desconfortos como gases, inchaço e dispepsia, e a combater os níveis de inflamação e oxidação no seu organismo. “Por ser antioxidante, ele ajuda a melhorar a saúde celular e a combater os radicais livres”, acrescenta a nutricionista Sol Vazquez, consultada pelo La Nacion.
Mas calma: o tempo não é recomendado para todo mundo
O cominho pode retardar a coagulação sanguínea, então obviamente não é recomendado para indivíduos com distúrbios hemorrágicos. Pessoas com alergias, grávidas ou lactantes (em fase de amamentação) também devem tomar cuidado na hora de consumir a especiaria.




