Talvez você tenha se deparado nos últimos dias com algum vídeo pregando os benefícios de tomar uma xícara diária de água quente (sem nenhum outro ingrediente). De acordo com muitos conteúdos nas redes sociais, esse hábito traria benefícios como perda de peso, pele mais limpa e até alívio das cólicas menstruais. Mas será que tomar água desse jeito realmente tem algum benefício para a saúde ou não passa de uma tendência passageira das redes?
Beber água quente realmente traz algum benefício?
De acordo com o site de divulgação científica The Conversation*, as pesquisas atuais apontam que beber água quente não traz nenhum benefício especial, além da hidratação – mas aí também não depende da temperatura da água. Apenas um pequeno estudo sugere que a água morna poderia estimular os movimentos intestinais, mas esse efeito seria muito “modesto” (além de ser algo apontado em apenas uma pesquisa).
*O texto foi escrito por Lauren Ball, professora de saúde e bem-estar comunitário da Universidade de Queensland, e Emily Burch, nutricionista e professora credenciada pela Southern Cross University.
Segundo o veículo, os supostos benefícios de que muitas pessoas fazem propaganda podem vir simplesmente do fato que a pessoa está consumindo mais água, da adoção de uma rotina regular de saúde ou do conforto e relaxamento proporcionados pelo calor.
Em resumo: quente ou fria, continue bebendo água. A hidratação ajuda a digestão, circulação sanguínea, funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial e o bem-estar geral. E você acha que a água quente te ajuda a beber mais do líquido (por algum motivo incompreensível para a redatora), então continue bebendo: só não espere que a temperatura vá fazer milagres pela sua saúde.




