Nos primeiros meses do ano, é comum o governo federal publicar informações sobre como serão os calendários dos pagamentos de benefícios. Entre eles, está a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também conhecido como abono anual da Previdência Social, o adiantamento está sendo uma tática usada pelo governo nos últimos anos, mas até o momento, não foi confirmado quando o pagamento será feito.
Apesar das expectativas dos beneficiários em ter o pagamento adiantado, vale ressaltar que para este ano, a decisão ainda depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deveria ter sido votada no final do ano passado. Mas, caso o governo consiga aprovar, é provável que os pagamentos sejam feitos entre abril e junho, assim como ocorreu desde 2022.
Entenda melhor sobre a antecipação do 13° salário do INSS
O benefício é garantido para aposentados, quem recebe pensão por morte, auxílio-doença (incapacidade temporária), auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Entre os anos de 2023 e 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de decreto permitiu o adiantamento e espera-se que neste ano ocorra o mesmo.
No entanto, é necessário aguardar a aprovação da LOA de 2025, que ainda está em tramitação no Congresso Nacional e a previsão de votação está para ocorrer na segunda quinzena deste mês. Durante esse processo, o governo federal também poderá definir se manterá a antecipação do benefício ou seguirá o calendário tradicional. Lembrando que, a antecipação é pago em duas parcelas: a primeira podendo ser entre abril ou maio, enquanto a segunda seria entre maio ou junho.