O bitcoin pode não estar sendo um assunto tão comentado quanto durante a pandemia – quando rolou um “boom” do mundo cripto -, mas isso não quer dizer que essa criptomoeda tenha desaparecido. Inclusive, ela está em um momento que pode ser propício para novos investidores.
No último domingo (9), o bitcoin caiu ao seu menor patamar nos últimos quatro meses. Segundo a CNN Brasil, por volta das 19:15, o bitcoin perdia próximo de 5,5% ao redor de US$ 81,5 mil. É o pior desempenho da criptomoeda desde o dia 10 de novembro.
Com os preços um pouco mais baixos, muitos investidores aproveitam para comprar bitcoins e, então, vender os criptoativos quando os preços voltam a subir, aproveitando a flutuação do mercado. Apesar de ser um estratégia básica de investimento, isso não quer dizer que ela seja garantia de sucesso. Principalmente no caso das criptomoedas, é difícil prever tendências de mercado, correções de preço ou ciclos de mercado.
Ou seja: é difícil prever se o criptoativo realmente está no seu preço mais barato e, o mais importante, se a tendência é de fato subir nos próximos dias ou meses.
Pode ser o momento de investir em bitcoin?
Especialistas consultados pela Forbes Brasil afirmam que é um “excelente momento” para compra. “No entanto, é crucial manter a cautela diante das incertezas macroeconômicas e adotar uma estratégia de exposição gradual”, afirma a Forbes. “Quem já possui exposição ao mercado de criptomoedas ou deseja entrar agora deve adotar uma estratégia fracionada, dividindo os investimentos em momentos diferentes, especialmente em um cenário de grande incerteza como o atual”, explicou Felipe Martorano, analista da Levante Investimentos.
Decidiu que vai investir? É melhor não colocar o seu dinheiro de uma vez, fazendo compras em parcelas para se proteger de grandes oscilações em curtíssimo prazo.