Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Previsão feita por Thomas Edison há 125 anos acaba de se concretizar

Por Alan da Silva
18/02/2026
Em Geral
0
Crédito: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Crédito: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Thomas Edison, renomado inventor da lâmpada elétrica, tem seu legado técnico revivido em 2026. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, revisitaram sua invenção de 1901, a bateria de níquel-ferro, adaptando-a para armazenamento de energia solar.

Esta atualização tecnológica visa aumentar a adoção global de energias renováveis. A inovação busca maximizar a eficiência energética em sistemas solares, sem comprometer a sustentabilidade.

Após quase 125 anos esquecida, a bateria de níquel-ferro, uma das inovações de Edison, ressurge com melhorias significativas. No início do século 20, Edison enfrentou desafios com a capacidade de armazenamento das baterias para veículos elétricos.

Em contraste à dominância dos motores a gasolina, sua invenção não prosperou na época. Hoje, graças a novas tecnologias, a bateria se moderniza, superando obstáculos anteriores.

Atualizações técnicas 

A bateria de níquel-ferro foi atualizada com tecnologias de ponta, resultando em tempos de recarga mais rápidos e durabilidade aprimorada. A bateria, agora, suporta mais de 12 mil ciclos de carga e descarga, mesmo que este número ainda não seja amplamente verificado.

Tais características são promissoras para o armazenamento de energia solar noturno. No entanto, a produção em larga escala e o custo de fabricação permanecem desafios a serem superados.

Impacto no mercado de energia

Esta bateria renovada não é apenas uma teoria. Está em testes ao longo de diversos projetos na área de energia solar. O objetivo é impulsionar a viabilidade econômica e ambiental das usinas solares globalmente.

Se bem-sucedido, este avanço pode reduzir significativamente a dependência de combustíveis fósseis, alinhando-se a uma tendência global de busca por soluções energéticas mais sustentáveis.

Com a crescente necessidade de redução das emissões de carbono, a modernização da bateria de Edison é extremamente oportuna. Utilizando materiais comuns, como níquel e ferro, o avanço poderia tornar o armazenamento de energia renovável mais acessível. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
plantas varanda

Sempre esquece de regar as suas plantas? Confira espécies resistentes para a varanda

Confira!

goleiro bruno

Goleiro Bruno surpreende e acerta contrato com o Vasco

18/02/2026
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como fazer para receber o teto do INSS, estipulado em R$ 8.475,55 em 2026?

18/02/2026
Marcia Sensitiva

Márcia Sensitiva revela quem vai ganhar o BBB 26

18/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix