A air fryer é um dos eletrodomésticos mais amados pelas casas brasileiras, uma opção rápida e prática para fazer os alimentos com bem menos gordura. Outro fato que faz ela ser muito amada é que ela desliga sozinha com o timer, então os distraídos não vão ficar queimando as coisas o tempo todo. Mas nisso muita gente acaba só tirando o alimento e largando o aparelho na tomada, o que pode ser um grande problema.
Deixar o eletrodoméstico ligado na tomada pode sim acabar prejudicando o aparelho com o passar do tempo. O TechTudo indica que o ideal é acionar o botão de liga/desliga e retirar o plugue. Se o seu aparelho não tem esse botão, coloque a temperatura em zero e puxe a tomada.
Um dos erros mais comuns envolvendo a air fryer
Além de deixar o aparelho ligado eternamente na tomada, outro erro comum envolvendo o aparelho e que aumenta muito o risco de curto-circuito e até de incêndios domésticos é ligar o aparelho usando adaptadores, os “benjamins” ou “tês”. Esses adaptadores não suportam a carga de 20 ampères exigida pelo aparelho e começar a superaquecer, podendo derreter o plástico da tomada e causar um curto-circuito na sua casa, um enorme risco não apenas para o eletrodoméstico, mas para a sua segurança.
De acordo com o site Alagoas 24 Horas, alguns sinais de que a sua air fryer está ligada de forma inadequada são:
- queda de tensão;
- preparo mais lento dos alimentos;
- funcionamento irregular;
- aumento do consumo de energia;
- aquecimento do plugue;
- cheiro de plástico queimado;
- tomada escurecida ou deformada.




