A cidade de Barra do Ribeiro, no estado do Rio Grande do Sul, vai receber um novo empreendimento que promete movimentar bastante a economia local. O Projeto Natureza, de autoria da multinacional chilena CMPC, pretende implantar um parque industrial para a produção de celulose no município. O projeto promete ser uma das maiores fábricas de celulose do mundo, com um investimento total previsto de R$ 24 bilhões.
Segundo o site oficial da CMPC, esse projeto seria o “maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul”. De acordo com o Portal Celulose, recentemente, a empresa assinou o contrato de concessão do terreno e de construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no Porto de Rio Grande. A fábrica está prevista para começar as suas operações no segundo semestre de 2029. O empreendimento deve conseguir produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.
Mas vale destacar que o projeto ainda precisa de licenças ambientais para sair do papel. De acordo com Antonio Lacerda, diretor de celulose da CMPC, eles estão na fase final de aprovações no momento.
Segundo o executivo, a CMPC conta com madeira plantada o bastante para abastecer suas duas fábricas no Brasil por cinco anos. A multinacional já opera uma fábrica de celulose na cidade gaúcha de Guaíba, onde produz 2,4 milhões de toneladas de celulose por ano.
Nova fábrica de celulose deve gerar muitos empregos no Rio Grande do Sul
De acordo com o Portal Celulose, a CMPC atualmente conta com cerca de 6,5 mil colaboradores diretos e indiretos, um número que deve passar dos 10 mil quando a nova fábrica de Barra do Ribeiro entrar em ação.




