Todo mundo que cozinha para si mesmo em casa sabe que às vezes o arroz sobra. Nesses casos, a resposta é bem simples: nós guardamos o resto na geladeira e comemos mais no dia seguinte, não é mesmo? Mas qual o tempo máximo que você pode ficar comendo arroz “requentado”?
Para a tristeza dos preguiçosos, o tempo é bem menos do que você provavelmente imaginava. Consultada pelo site Minha Vida, a nutricionista Ramiele Calmon explicou que o arroz não deve ficar armazenado mais de 24 horas na geladeira. O principal risco é que o alimento fique contaminado por bactérias chamadas Bacillus cereus. Os sintomas de intoxicação incluem:
- Intoxicação alimentar;
- Quadros de diarreia;
- Náusea e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Dor abdominal;
- Mal-estar;
- Desidratação;
- Febre.
Lembrando que estamos falando do arroz na geladeira, não no congelador. Se você colocar o alimento no congelador, a “vida útil” do alimento aumenta bastante, podendo ser consumido com segurança por cerca de 90 dias, de acordo com o site Paladar. Lembrando: nada de ficar congelando e descongelando e voltando com ele para a geladeira.
Como armazenar o arroz corretamente na geladeira?
Antes de tudo: nada de deixar o arroz em cima do fogão depois do almoço e só guardar de noite. Deixar o alimento ir resfriando em temperatura ambiente é mais um dos fatores que aumenta o risco de contaminação por bactérias. Deixe o alimento esfriar por até duas horas depois do preparo e evite guardar a panela na geladeira: o melhor a se fazer é transferir o arroz para recipientes herméticos.
Por fim: nada de requentar o arroz, guardar na geladeira e requentar de novo. Evite reaquecer o arroz mais de uma vez para evitar contaminação bacteriana.




