Em 2015, uma equipe de pesquisadores do Insead, uma das maiores escolas de negócios do mundo, realizou uma série de testes sobre o que significa uma pessoa ser sarcástica. Em estudo apresentado na publicação Organizational Behavior and Human Decision Processes, os pesquisadores defendem que os adeptos do sarcasmo são até três vezes mais criativas.
Pessoas sarcásticas tendem a ser mais criativas, aponta estudo
De acordo com matéria da época do jornal O GLOBO, os pesquisadores defendem que, quando o seu cérebro faz e recebe comentários sarcásticos, isso força ele a buscar pensamentos abstratos, o que incentiva a criatividade. Não apenas o sarcasmo, mas formas de intercâmbio como a raiva e a crítica são capazes de “exercitar” o cérebro, segundo os pesquisadores.
“Como Oscar Wilde acreditava, o sarcasmo pode representar uma forma inferior de inteligência, mas descobrimos que ele certamente catalisa uma forma superior de pensamento”, afirmou o líder do estudo, o cientista Li Huang.
O estudo em questão contou com a participação de mais de 300 homens e mulheres. Eles eram expostos a comentários sarcásticos ou sinceros, e então passavam por um teste psicológico para testar a criatividade.
No teste, eles tinham uma vela, uma caixa de pregos e uma de fósforos e precisavam encontrar uma forma de fixar a vela na parede sem pingar cera sobre a mesa (esvaziando a caixa de pregos, fixando na parede e colocando a vela dentro). 75% dos participantes alvo de comentários sarcásticos encontraram a solução. Entre os que fizeram os comentários, o número foi de cerca de 64%.




