No dia 28 de fevereiro, o Banco Central (BC) anunciou algumas mudanças significativas na forma de pagamento com o Pix, inserido a modalidade de aproximação com o celular. O objetivo é facilitar no momento de pagar, evitando a necessidade de logar na conta bancária para efetuar o pagamento via Pix. No entanto, nem todos os celulares estão adaptados, como no caso do iPhone, que até o momento não foi atualizado para esse sistema, por questões burocráticas com a Apple.
Até o momento, somente Android pode ter essa opção de pagamento e em certos sistemas operacionais, dependendo da atualização. Para isso, o dono do aparelho precisa vincular a sua conta bancária com chave Pix na carteira digital, como Google Play. Depois de autorizar a modalidade, é só aproximar o smartphone desbloqueado da máquina de pagamento para concluir a operação. Se for pagar algo online, o processo também foi simplificado e não há mais necessidade da leitura de códigos QR ou a utilização da função Copia e Cola.
Quando o iPhone estará habilitado?
A Apple ainda não habilitou o novo sistema de aproximação por Pix, mas recentemente, a empresa liberou a oferta de outras carteiras digitais, além do Apple Pay, algo inédito. O que está impedindo essa modalidade de ser aceita, é que a empresa ainda precisa de “antena” no aparelho para permitir que os pagamentos por aproximação ocorram. Pelo Pix ser um pagamento gratuito, não seria possível repassar esse custo para o consumidor, o que inviabiliza a operação.
Veja quais bancos aceitam o Google Play:
- Itaú
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Santander
- BTG
- Nubank
- Digio
- Sicredi
- C6 Bank
- PicPay
- Original
- Inter