A novidade do Banco Central (BC) foi habilitar uma nova modalidade do Pix, para que os celulares possam efetuar pagamentos por aproximação, assim como já ocorre com cartões de crédito e débito. No entanto, até o momento apenas Android, através do Google Play com a Carteira Digital, enquanto o iPhone ainda não está disponível.
Apesar da intenção do BC é de facilitar as formas de pagamento, agilizando o método do Pix ao invés do usuário precisar entrar na conta bancária, também está dando margem para novos golpes. Como por exemplo, em caso de roubo de celulares desbloqueados, no qual o criminoso pode realizar transações antes que o dispositivo seja bloqueado. Existem também os golpes nas maquininhas, que podem desviar dinheiro para contas fraudulentas, enganando o usuário sem que ele perceba, assim como pagamentos não autorizados.
Saiba como proteger o celular contra os golpes com Pix aproximação
Se o banco tiver opção, limite os valores de transações, pois em caso de roubo, o criminoso terá dificuldade para passar valores altos. Coloque opções de segurança como biometria ou senha, mas se o celular tiver a opção de reconhecimento facial ou digital poderá ter uma proteção a mais.
Outra dica é desativar a função NFC do seu celular quando não estiver utilizando o Pix por aproximação, evitando pagamentos acidentais ou não autorizados. E sempre que for efetuar algum pagamento, tenha atenção no tipo de maquininha quando for aproximar o aparelho. Além disso, mantenha sempre os aplicativos dos bancos atualizados para que novas versões contra golpes sejam efetuadas.