Criado pelo atual governo, o programa Pé-de-Meia foi desenvolvido para ser um incentivo financeiro estudantil, visando estudantes do ensino médio público, para tentar manter os alunos durante os três anos de formação. No entanto, muitos alunos se queixam por terem tido dificuldade para desbloquear o cartão, para ter acesso ao dinheiro depositado. Isso está acontecendo principalmente com quem tem conta na Caixa Tem está bloqueada e os alunos são menores de idade, exigindo que tenham autorização de um responsável para liberar o acesso.
Apesar desse impasse, saiba que é possível desbloquear o saldo pelo aplicativo Caixa Tem, mas é necessário ter os dados aprovados por um responsável legal (pai, mãe ou tutor). Para isso, o tutor precisa ter uma conta Caixa Tem ativa e acessível no celular. O processo é fácil e no app é possível encontrar as informações sobre como confirmar dados e escolher a opção correspondente ao vínculo com o estudante (pai, mãe ou responsável legal). Dessa maneira, seguirá para uma página de cadastro e autorização de movimentação de conta. Leia e aceite os termos, depois insira a senha do Caixa Tem para concluir.
Como verificar que a conta do aluno está desbloqueada no Pé-de-Meia?
Através do celular do estudante, entre no Caixa Tem e verifique se foi desbloqueado o acesso. Se ainda estiver, desinstale o app e tente novamente com o mesmo login. Caso apareça a mensagem “Conta bloqueada – Autorização pendente”, repita o processo de autorização pelo responsável.
Em alguns casos, pode aparecer a mensagem de divergência na documentação e, para solucionar, é necessário usar o aplicativo do Caixa Tem do responsável para novamente atualizar os dados e consertar o que tiver errado. Confirme todas as informações e prossiga até autorizar a movimentação da conta.