Nos últimos anos, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam de forma antecipada o 13° salário, mas o órgão ainda não confirmou que o benefício será adiantado. Apesar disso, existem grandes expectativas sobre essa antecipação, que pode ser anunciada a qualquer momento. Desde 2020, os governos federais estão aprovando esse tipo de adiantamento, só que, em 2024, o pagamento foi ainda mais cedo, começando em abril.
Diante desse histórico, é esperado que o governo tenha a mesma conduta novamente, pois existem cerca de 33 milhões de pessoas aguardando esse benefício para receber a primeira parcela do 13° de forma adiantada. Vale ressaltar que quem tem direito são os aposentados, pensionistas e os que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
Como funciona o pagamento do 13° salário do INSS?
Assim como o benefício é pago em duas vezes para trabalhadores formais, quem tem direito ao pagamento pelo INSS também vai receber em duas parcelas. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício, enquanto a segunda pode ter desconto do Imposto de Renda. Lembrando que, o valor do benefício será pago proporcionalmente à quantidade de meses que o beneficiário recebeu o seguro.
Antes de 2020, os pagamentos começavam entre agosto e setembro, sendo que a segunda parcela seria paga em novembro e dezembro. Mas, com a mudança, os beneficiários passaram a ter acesso ao saldo no começo do ano. Para se manter informado, acesse o site do INSS no Gov.br ou pelo telefone 135.