Na próxima segunda-feira (17/03), a Receita Federal inicia o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2025. Quem estiver dentro dos critérios de envio, precisa se atentar ao período vigente de emissão, pois em caso de não envio, algumas consequências podem ocorrer. Como por exemplo, pode haver multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com um valor mínimo de R$ 165,74 e um limite máximo de 20% do imposto devido.
Apesar de não parecer um valor alto, é importante saber que o imposto devido é diferente do imposto a pagar. Ou seja, em caso de atraso, a multa pode ser mais salgada do que o esperado. Inclusive, após o vencimento da penalização, são acrescidos juros de mora calculados com base na taxa Selic.
Quais outras consequências se não declarar o Imposto de Renda?
Além da multa, o CPF também pode sofrer restrições, o que pode dificultar a obtenção de crédito, a abertura de contas bancárias e a realização de outras transações financeiras. Um problema ainda mais sério é o risco da declaração cair na malha fina, o que significa que ela será analisada com mais detalhes pela Receita Federal. Isso pode levar a questionamentos e à necessidade de apresentar documentos comprobatórios em caso de fraudes ou documentação indevida.
Em casos mais graves, a Receita Federal pode iniciar um processo de investigação, que pode levar a penalidades adicionais. Neste ano, o prazo de envio é até 31 de maio, mas mesmo depois dessa data, é possível enviar a declaração e é indicado fazer isso o mais rápido possível, para evitar que a multa aumente e para regularizar sua situação com a RF.




