Ô trem bão! O estado de Minas Gerais tem atraído cada vez mais turistas com suas cidades históricas, belezas naturais, rica gastronomia e a famosa hospitalidade mineira (caso ainda não tenham notado, a autora é mineira). Segundo o Sou BH, em 2024, o estado liderou o turismo no Brasil pelo segundo ano consecutivo.
Foram 32 milhões de visitantes no estado ao longo do ano, um aumento de 10,6% em relação a 2023, de acordo com dados do IBGE e do Ministério do Turismo. Desses turistas, 42,6 mil vieram de outros países. O turismo ajudou a movimentar a economia do estado, gerando quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Até outubro, foram cerca de 20 mil empregos criados pelo turismo em Minas até outubro.
Minas Gerais tem investido em turismo e sustentabilidade
“O turismo em Minas é uma ponte entre nossas raízes e o mundo. Estamos promovendo o estado de forma sustentável, garantindo desenvolvimento e oportunidades para as comunidades locais”, declarou Sérgio Lopes, presidente da Codemge.
Projetos como o Plano Diretor do Turismo Verde mostram como o estado investe em turismo sem perder de vista a importância da sustentabilidade. Lançado no ano passado, o plano tem a proposta de incentivar um turismo mais consciente e sustentável, contando com ações como campanhas de conscientização e incentivos fiscais para quem adotar medidas ambientais.
Uma das medidas do plano é o Selo Verde Minas, dado para cidades, vilas e estabelecimentos que seguem “rigorosos critérios de sustentabilidade, implementação de sinalização de turismo no estado e a estruturação da Rota Verde, com o mapeamento e a promoção de rotas de ecoturismo em Minas Gerais”, explica a Agência Minas.




