No ano passado, o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX (entre outras empresas), anunciou que pretende colonizar Marte. O empresário afirmou que pretende enviar milhões de pessoas para o planeta vermelho e “começar uma vida multi planetária”.
Segundo Musk, todos os projetos da SpaceX – Falcon, Dragon, Starlink, e Starship – vão desenvolver tecnologias para possibilitar o envio de humanos para Marte. Um dos pontos é que as naves precisam ser reutilizáveis, conseguindo voltar para a Terra depois de levarem pessoas e suprimentos. “O objetivo da SpaceX é desenvolver as tecnologias necessárias para tornar a vida multiplanetária. Esta é a primeira vez na história de 4 bilhões de anos da Terra em que é possível realizar esse objetivo”, afirmou comunicado da empresa.
Mas por que Marte e não a Lua, que está bem mais perto? Musk explicou que o planeta vizinho tem mais recursos, que diminuiriam a necessidade de fazer constantes viagens para a Terra.
De acordo com a exame, antes de enviar seres humanos, a SpaceX vai mandar cinco naves espaciais para o planeta vermelho até 2026. Se todas pousarem em segurança, as missões tripuladas seriam possíveis em quatro anos.
Como se candidatar para a viagem a Marte?
Calma, ainda não existem inscrições para voluntários e a empresa não divulgou critérios para os tripulantes. O mais provável é que, pelo menos as primeiras missões, sejam apenas para profissionais da área, astronautas que já tenham experiência com viagens espaciais.
De qualquer forma, ainda temos que esperar, no mínimo, quatro anos.