Direito do trabalhador registrado em carteira, o décimo terceiro salário é um benefício anual que ajuda milhares de pessoas, principalmente no final do ano. Vale ressaltar que o 13° também engloba segurados da Previdência Social, que recebem através do INSS. Apesar de ser um pagamento associado para os últimos meses do ano, saiba que o trabalhador pode adiantar o 13º salário em algumas situações.
Para antecipar, o trabalhador pode solicitar o adiantamento da primeira parcela junto com as férias, desde que faça o pedido por escrito ao empregador até janeiro do respectivo ano. Essa solicitação deve ser feita junto à empresa ou contratar uma modalidade de empréstimo que adiante o 13º. A segunda parcela será paga até o dia 20 de dezembro e não existe uma forma legal para solicitar essa parte do pagamento.
Como funciona o adiantamento do 13° salário para aposentados?
Quem for beneficiário do INSS, como aposentados e pensionistas, o governo federal vem há alguns anos adiantando esses valores para os primeiros meses do ano. Caso a antecipação seja mantida, a primeira parcela pode ser paga entre abril e maio, e a segunda parcela em junho. No entanto, ainda não foi confirmado o calendário oficial dos pagamentos.
Para acompanhar as informações sobre o pagamento do 13° salário do INSS, é recomendado acompanhar as notícias e os comunicados oficiais do governo federal e do INSS. Caso seja trabalhador e ainda tem dúvidas se pode ou não adiantar o seu décimo terceiro salário, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos da sua empresa para obter informações específicas sobre a política de adiantamento.