Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo inicia operação para combater o famoso “Gatonet”

Por Gabriela Giordani
17/03/2025
Em Geral
0

Há algum tempo está sendo discutido uma forma de impedir que o gatonet, forma popular de denominar os aparelhos que liberam sinal pirata, de funcionarem. De acordo com as últimas atualizações, a Secretaria de Segurança Pública e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vão se reunir no dia 26 de março para discutir novamente sobre o assunto, principalmente para encontrar uma maneira de controlar as operadoras de internet por facções criminosas em todo o Rio de Janeiro.

Na última terça-feira (11/03), a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) foram responsáveis por fechar uma operadora clandestina que teria ligações com o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, chefe do Complexo de Israel e da facção Terceiro Comando Puro (TCP). No entanto, essas operações ocorrem em diversos lugares do Brasil, um problema que vem ocorrendo há um bom tempo no país. 

COMUNICADO

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Um detalhe mudou e virou regra para motoristas e passageiros em 2025
Confira!
X

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Confira!

Como a TV pirata faz parte dos esquemas criminosos em facções no Rio de Janeiro

De acordo com a Anatel, existe um mapeamento feito sobre empresas ligadas a essas facções e como podem agir para cortar o sinal, para impedir que elas prosperem e se tornem a única forma de operar em certos locais do Rio, como nas zonas central e norte da capital, incluindo São Gonçalo, Nova Iguaçu e outros municípios 

Segundo apuração feita pela rádio CBN, o problema do gatonet vai muito além da pirataria, pois existe uma disputa entre o Comando Vermelho (CV), o Terceiro Comando Puro (TCP) e a milícia estão para saber quem consegue distribuir mais o sinal e controlar o território com esse tipo de serviço. Para se ter uma noção sobre gastos, a secretaria descobriu que essa forma de exploração rende R$ 7 milhões mensais aos criminosos.

Não é indicado o uso de aparelhos de “gatonet” por não serem homologados e conterem softwares maliciosos que permitem o roubo de dados pessoais, como informações bancárias e senhas. Diante dos problemas sociais nas áreas periféricas do Rio de Janeiro, empresas como a Claro relataram que os técnicos correm risco de vida se forem prestar serviço em alguns locais e muitas pessoas acabam se rendendo ao uso ilegal dos aparelhos para ter internet e outros serviços digitais. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Estes 3 signos vão ficar muito ricos nos próximos dias

Confira!

chuva

5 estados brasileiros vão receber chuvas torrenciais neste fim de semana

18/09/2025
Lua Satélite Terra

Cientistas descobrem a existência de uma segunda Lua que orbita a Terra

18/09/2025
trump lula

EUA voltam atrás e devem desfazer tarifaço de 50% contra o Brasil

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix